O efeito da poluição do ar nas crianças

A poluição do ar é um tema muito popular hoje em dia. Algumas pessoas negam o aquecimento global, alguns acham que pode não ser assim tão mau e outras exigem que sejam tomadas medidas imediatas. Não importa de que lado você está, a poluição do ar é algo que existe. Existem muitos fatores na nossa vida diária e estruturas industriais que prejudicam gravemente a saúde de nosso meio ambiente. Inúmeros testes estão sendo feitos para doenças com a poluição do ar sendo um grande fator. Também há quem relaciona doenças do corpo e da mente à poluição. A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Environment International, por exemplo, realizaram dois desses estudos. Os resultados são praticamente os mesmos: as pessoas, especialmente as crianças pequenas, são afetadas pela poluição do ar, o que é, no mínimo, preocupante.

A OMS concluiu que a poluição do ar afeta o desenvolvimento neurológico e a capacidade cognitiva. Também pode servir como um gatilho para asma e câncer infantil. Além disso, as crianças que foram expostas a altos níveis de poluição do ar podem ser mais propensas a doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, mais tarde na vida.

Environment International conduziu a sua pesquisa com crianças, relacionando-a com as PEA (Perturbações do Espectro do Autismo). Afirmaram que o risco de que as crianças expostas a altos níveis de poluição do ar desenvolvessem PEA aumentaria para 78% em comparação com uma criança que experimentasse apenas níveis baixos (InternationalEnvironment, 2018).

As crianças respiram naturalmente mais rápido que os adultos, o que faz com que absorvam mais poluentes que os adultos. Também passam o tempo em que os seus cérebros e corpos ainda se desenvolvem rapidamente mais perto do chão, onde os poluentes estão mais concentrados. Especialmente quando combustíveis poluentes ou outras tecnologias para cozinhar, iluminar e aquecer são usadas regularmente em casa, são mais suscetíveis à poluição do ar doméstico. Pense em lareiras, fumo do tabaco, aquecedores a querosene, fogões a gás, equipamentos movidos a gasolina, velas, incenso.

Principais conclusões (da OMS) (WorldHealthOrganization, 2018):

  • A poluição do ar afeta o desenvolvimento das habilidades mentais e motoras (défice cognitivo).
  • A poluição do ar prejudica a função pulmonar das crianças, mesmo que não sejam expostas a níveis de exposição altos, mas baixos.
  • 93% das crianças do mundo com menos de 15 anos estão expostas a níveis de partículas finas (PM2,5) que estão acima das diretrizes sobre a qualidade do ar da OMS.
  • Mais de 40% das pessoas em todo o mundo - incluindo 1 bilhão de crianças com menos de 15 anos - estão expostas a altos níveis de poluição do ar em casa. As principais causas são cozinhar com tecnologias poluentes ou o uso de combustíveis inadequados.
  • Cerca de 600.000 mortes de crianças menores de 15 anos foram atribuídas aos efeitos da poluição doméstica e ambiental (do ar exterior) em 2016.
  • A poluição do ar está subindo rapidamente na lista das principais ameaças à saúde das crianças, e é responsável por quase 1 em cada 10 mortes de crianças menores de cinco anos de idade.

Leia mais sobre os nossos purificadores de ar aqui